Polícia Federal desmantela esquema de importação ilegal de baterias em Naviraí, MS

0

Uma organização criminosa foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (7) na cidade de Naviraí, localizada a 359 quilômetros de Campo Grande. O grupo estava envolvido em esquemas de importação ilegal de baterias, utilizando indivíduos como ‘laranjas’.

De acordo com as investigações da PF, toneladas de baterias automotivas, provenientes do Paraguai, estavam sendo introduzidas no país com documentação falsificada, por meio de empresas de fachada controladas pelo grupo criminoso. Não foram divulgadas informações sobre a quantidade de mandados executados na cidade ou se houve prisões.

As baterias eram importadas sem observar os regulamentos fiscais e ambientais aplicáveis. Segundo a Polícia Federal, as empresas fictícias careciam de fundos e capacidade fiscal para lidar com grandes volumes de mercadorias e movimentar quantias milionárias em suas contas bancárias.

A PF ressaltou ainda que as baterias automotivas são consideradas resíduos sólidos perigosos pela Convenção de Basileia, da qual o Brasil é signatário.

.