Polícia Federal desarticula grupo criminoso que movimentou mais de R$ 90 milhões em empresas de fachada no tráfico

0

Na manhã desta quinta-feira (22), em Ponta Porã, localizada a 346 quilômetros de Campo Grande, teve início a Operação Rastro Negado, visando desmantelar um grupo envolvido no tráfico de drogas por meio de empresas fictícias. A ação envolve o cumprimento de mandados de busca e apreensão.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o número de mandados executados ou se algum dos alvos foi detido. O grupo investigado contava com um braço financeiro especializado na captação de recursos. As investigações tiveram início após a apreensão de oito toneladas de maconha em 2020, revelando a existência desse núcleo financeiro que não só angariava fundos, mas também registrava bens em nome de terceiros e realizava transações no Sistema Financeiro Nacional.

Os sigilos bancários dos envolvidos foram quebrados, revelando movimentações que ultrapassaram os R$ 90 milhões em suas contas, muitas delas relacionadas a pagamentos vinculados à apreensão de drogas.

Empresas fictícias eram parte integrante do esquema criminoso, responsáveis por emitir notas fiscais falsas utilizadas para camuflar cargas ilegais provenientes das áreas de Pedro Juan Caballero e Ponta Porã.

.