Nesta quarta-feira, 6 de setembro, a Polícia Federal realizou a operação “Pós-doc Fraudis” com o objetivo de impedir fraudes no recebimento de recursos destinados a bolsas de estudos em Dourados/MS.
Durante as investigações, foram identificados indícios de favorecimento e ajuste de recursos federais destinados ao pagamento de bolsas de estudos de Pós-Doutorado em Engenharia Agrícola na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Essas práticas incluíam o direcionamento de recursos para um docente que coordenava o programa e o discente aprovado no curso, que recebia a bolsa de estudos.
A operação resultou na execução de 4 mandados de busca e apreensão nas cidades de Dourados/MS e Campo Grande/MS, além da quebra do sigilo bancário dos envolvidos.
Os investigados poderão responder por diversos crimes, incluindo concussão, corrupção passiva, corrupção ativa, peculato e frustração do caráter competitivo da licitação, todos previstos no Código Penal.
O nome da operação, “Pós-doc Fraudis”, faz referência às condutas fraudulentas relacionadas ao ingresso e à obtenção de bolsas de estudos no programa de Pós-Doutorado da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).