Corumbá (MS) – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação Arraial São João, visando combater crimes ambientais na região de Corumbá, no Pantanal sul-mato-grossense. A ação mira em suspeitos de provocar incêndios, desmatamento, exploração ilegal de terras da União e associação criminosa.
Três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Corumbá estão sendo cumpridos por policiais federais, com apoio do Ibama e da IAGRO/MS.
As investigações apontam que uma área de aproximadamente 30 mil hectares do Pantanal foi queimada criminosamente. O objetivo dos incendiários seria a grilagem de terras, com posterior exploração da área para pecuária, inclusive com indícios de manejo irregular de gado proveniente da Bolívia.
A ação criminosa ganhou grande repercussão, pois o auge das queimadas ocorreu durante o final de semana do Arraial São João, tradicional festa junina de Corumbá, manchando de fumaça e cinzas as comemorações. Imagens impactantes da margem do Rio Paraguai em chamas chocaram a população.
Os investigados responderão, na medida de suas responsabilidades, por crimes como provocar incêndio em mata ou floresta, desmatamento, exploração econômica de área de domínio público, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.