A parceria do Governo do Estado, por meio da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), com a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) poderá capacitar 1,9 mil profissionais de assistência social no Estado, com 1,2 mil vagas para cursos de educação à distância e 700 no modelo presencial. Eles serão realizados no programa CapacitaSUAS (Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social).
A aula magna, na próxima terça-feira (14), vai abrir o ano de capacitações na Escola do SUAS MS “Mariluce Bittar”. Ela será ministrada pela professora doutora, Denise Collin. A temática da abertura abordará assuntos relacionados aos povos originários e comunidades tradicionais.
O Programa Estadual de Capacitação em Assistência Social de MS é uma ação integrante da Supas (Superintendência de Assistência Social), coordenado e desenvolvido pela Coesas (Coordenadoria da Escola de Assistência Social de MS) com a participação ativa das coordenadorias de Proteção Social Básica e Especial, Gestão do Suas e Primeira Infância no SUAS da Sead.
Denise Collin é assistente social do Ministério Público do Paraná, doutora em sociologia pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e docente da PUC Pontifícia Universidade Católica do mesmo estado.
CapacitaSUAS
Executado em Mato Grosso do Sul desde 2014, o CapacitaSUAS já certificou mais de 3,9 mil profissionais de todo o estado, superando as metas de capacitação estabelecidas.
O CapacitaSUAS tem como objetivo garantir a oferta de formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do SUAS para a implementação das ações dos Planos de Educação Permanente, aprimorando a gestão do SUAS nos estados, no Distrito Federal e nos municípios.
Em 2022 foi firmada parceria da Sead com a UEMS no oferecimento de 15 cursos nas modalidades EaD e Presencial. Eles foram viabilizados por meio de financiamento do Programa CapacitaSUAS, que é do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.