Se o Vasco quer pemanecer na primeira divisão do Campeonato Brasileiro é bom o time terminar os dois jogos que faltam na competição com 11 jogadores, começando no duelo deste domingo contra o Santos, às 17h, em São Januário, no Rio do Janeiro.
Isso porque o Vasco, 18º colocado, é o recordista de expulsões no Brasileiro. Foram 13 até aqui, em 37 rodadas disputadas.
A falta de disciplina afeta diretamente o desempenho do time. Quando há alguma expulsão o rendimento do Vasco é pior que o do Joinville, o lanterna. Já quando termina os jogos sem nenhuma expulsão tem aproveitamento que o deixaria longe da zona de rebaixamento.
Em nove partidas do Brasileiro o Vasco teve jogadores expulsos. Nesses jogos, o time venceu uma vez, empatou três e perdeu outras cinco, ficando com um aproveitamento de 14%. O Joinville, que tem 31 pontos, tem aproveitamento de 28% dos pontos.
Já nos outros 27 jogos que não teve jogadores expulsos, o Vasco teve aproveitamento de 42% dos pontos – o mesmo do Fluminense (46 pontos e 14º) na abertura da rodada. O alvinegro carioca teve nove vitórias, sete empates e 11 derrotas.
Os jogos em que teve jogadores expulsos foram contra a Ponte, com dois expulsos na derrota por 3 a 0, no Rio; Avaí, quando venceu por 1 a 0; Chapecoense (0x1), com dois expulsos; para o Santos (0x1); para o Goiás (0x3), com dois expulsos; para o Atlético-MG (1×2); contra o Cruzeiro (2×2); novamente para o Avaí (1×1), com dois expulsos; e para o Corinthians (1×1).
O atacante Rafael Silva é o recordista de expulsões: três. O zagueiro Rodrigo e o atacante Jorge Henrique foram excluídos duas vezes, enquanto o goleiro Jordi, o lateral Christiano, os volantes Julio dos Santos e Guiñazu e os atacantes Gilberto, John Cley foram expulsos uma vez cada um.
TITULARES POUPADOS
Com foco na decisão da Copa do Brasil, o Santos terá um time bastante modificado contra o Vasco, neste sábado, no Rio de Janeiro.
O técnico Dorival Júnior não deve utilizar nenhum titular, uma vez que decidiu poupar seus principais jogadores para a partida contra o Palmeiras, na quarta-feira, em São Paulo, que definirár o campeão da Copa do Brasil.
A taça também colocará o campeão na Copa Libertadores, uma das metas do Santos. O time briga pela classificação no Campeonato Brasileiro, mas com poucas chances;
Com 55 pontos, o time está na sexta colocação. O São Paulo, quarto colocado, tem 59 pontos, seguido pelo Internacional, com 57.