Os frutos secos podem contribuir para o bom funcionamento intestinal e para a saúde em geral.
Como revela a nutricionista Flávia Salvitti, devem, no entanto, ser consumidos com moderação, devido ao seu valor calórico. “Podem ser benéficas para a saúde em quantidades moderadas, pois são ricas em fibras, ferro, magnésio, minerais, potássio, selénio, cálcio, vitaminas A e do Complexo B”, declara.
A revista Saúde listou os melhores frutos secos e os seus benefícios para a saúde.
Ameixa. Em versão passa é indicada para combater hemorroidas e também ajuda a regular o intestino. Além disso tem uma grande quantidade de fósforo, o que é ótimo para tratamentos contra doenças degenerativas e a grande quantidade de vitaminas do complexo B para a prevenção de reumatismo, artrite e aterosclerose.
Damasco. Ótimo para a saúde dos olhos devido à quantidade de vitamina A.
Tâmara. As tâmaras são ricas em potássio e muito indicadas para os hipertensos. Mas são mais calóricas do que as uvas passas.
Uva passa. Tem uma função cicatrizante, uma vez que ajuda a desenvolver os glóbulos vermelhos e contribui para o combate de doenças renais e até de anemia.
Como aconselha a especialista, para equilibrar as porções poderá combinar cinco uvas passas com três ameixas ou tâmaras, por exemplo.