A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira (7) a operação ‘Xeque-Mate’, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa comandada por um detento do Presídio da Gameleira I, em Campo Grande. O grupo atuava dentro e fora das unidades prisionais, coordenando o tráfico de drogas e outras atividades ilícitas. Foram cumpridos mandados de busca, apreensão e prisão na Capital, em Nova Alvorada do Sul e em Rio Brilhante.
De acordo com as investigações, a esposa do detento, que liderava a organização, geria as operações externas. Ela era responsável pela logística do envio de drogas para Nova Alvorada do Sul, a 120 quilômetros de Campo Grande, e pela contabilidade do grupo. O Judiciário autorizou a prisão de seis suspeitos e a execução de quatro mandados de busca e apreensão.
Na Capital, o Garras (Delegacia Especializada na Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros) prendeu a esposa do líder. As ações em Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante contaram com o apoio da Polícia Militar e foram conduzidas pelas delegacias locais, visando desmantelar a rede criminosa que conectava o presídio às ruas.