Quatro homens foram presos na manhã desta quarta-feira (23) em Dourados, a 251 km de Campo Grande, durante a Operação Vendeta, uma ação da Polícia Civil que mira integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
O grupo é acusado de planejar o assassinato de um membro rival da facção como vingança pela morte de um comparsa, ocorrida em fevereiro de 2022. As identidades dos envolvidos não foram divulgadas pelas autoridades.
Segundo a Polícia Civil, as investigações revelaram que os quatro suspeitos organizaram a retaliação armada e tentaram matar o rival em diversas ocasiões, sendo uma delas em 2024. O alvo do grupo é apontado como o autor do homicídio de 2022 e vem sendo sistematicamente perseguido e atacado desde 2023 devido ao seu suposto envolvimento naquela morte. Na época do crime, o alvo ainda era menor de idade.
Os quatro presos residem em bairros da região sul de Dourados, principalmente no Residencial Estrela Porã, e seriam parentes e amigos do homem assassinado em 2022. Em uma das tentativas de homicídio, dois dos suspeitos tentaram matar a mãe do alvo e o companheiro dela, mas o plano falhou porque a arma utilizada travou e nenhum disparo foi efetuado.
“As investigações demonstraram que os autores se revezavam entre condutores e executores diretos, utilizando motocicletas como meio de fuga e ação”, informou a Polícia Civil em nota.
Na operação desta quarta-feira, os policiais cumpriram mandados de busca nas residências dos suspeitos. Dois deles foram flagrados com porções de droga destinadas ao tráfico e foram conduzidos à delegacia para serem autuados em flagrante. A polícia ainda não divulgou se os outros dois presos permanecerão detidos.