Polícia Federal e Receita Federal cumprem mandados contra grupo criminoso que usava hotel como entreposto de mercadorias ilegais.
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou nesta quarta-feira (23) a operação “Toque de Silêncio” em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande. A operação visa desmantelar um esquema de contrabando que utilizava um hotel da cidade como entreposto de mercadorias ilegais provenientes do Paraguai.
A ação é um desdobramento da operação Fronteira Legal, realizada em setembro deste ano, que já havia identificado a participação do hotel no esquema criminoso. Durante as investigações, a polícia descobriu que o grupo utilizava o estabelecimento de forma permanente para armazenar e distribuir produtos contrabandeados, como cigarros, perfumes, eletrônicos, roupas e equipamentos de pesca.
Modus operandi:
O grupo criminoso agia de forma organizada, com divisão de tarefas e fracionamento do percurso para evitar a fiscalização e minimizar as perdas em caso de apreensão. Diversas pessoas foram presas em flagrante transportando mercadorias contrabandeadas e confirmaram em depoimento que utilizavam o hotel como depósito.
Mandados e suspensão de atividades:
Na operação “Toque de Silêncio”, estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva, busca e apreensão e sequestro de bens no valor de R$ 3 milhões. A Justiça Federal também determinou a suspensão das atividades econômicas do hotel.
Combate ao contrabando:
A operação “Toque de Silêncio” representa um importante passo no combate ao contrabando na região de fronteira com o Paraguai. A ação conjunta da Polícia Federal e da Receita Federal visa desarticular grupos criminosos que se aproveitam da proximidade com a fronteira para realizar atividades ilegais, prejudicando a economia nacional e colocando em risco a segurança da população.