A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), deflagrou mais uma fase da Operação Sentinela nesta quinta-feira (23), resultando na prisão de um homem de 20 anos na Vila Marli, em Campo Grande. O suspeito foi detido em flagrante por armazenar grande quantidade de material de abuso sexual infantojuvenil.
O Núcleo de Inteligência Policial (NIP/Depca) realizou o levantamento durante a fase de investigação, identificando que o indivíduo armazenava e compartilhava esse tipo de material. Na busca em sua residência, foram encontrados dois celulares e dois canivetes na mochila do suspeito.
Após análise do conteúdo dos aparelhos, a equipe policial constatou a presença de diversos arquivos, incluindo fotos e vídeos, com cenas de abuso sexual infantojuvenil. A Depca enfatiza que realiza investigações proativas em ambiente cibernético em parceria com a National Center for Missing & Exploited Children – NCMEC (EUA) e a Polícia Federal.
A nona fase da Operação Sentinela segue o objetivo de investigar crimes de abuso e exploração de pornografia infanto-juvenil na internet, monitorando e combatendo essas práticas. O homem foi preso em flagrante e está sujeito à pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa, conforme o artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente. A operação continua como ação permanente da Depca.