Na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Federal deflagrou a Operação Helix, que resultou no cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul. A ação teve como alvo uma quadrilha especializada no tráfico de cocaína, que utilizava helicópteros para transportar a droga. Durante a operação, uma pessoa foi presa.
Os mandados foram cumpridos em várias cidades do estado, incluindo Ponta Porã, Dourados, Campo Grande e São Gabriel do Oeste. A prisão ocorreu na cidade de Ponta Porã, e também foram realizadas apreensões de veículos no Mato Grosso do Sul.
Segundo informações da Polícia Federal, a quadrilha realizou o carregamento da cocaína em uma fazenda no Paraguai e utilizou o interior de São Paulo e Paraná como locais de descarregamento, fazendo uso dos portos de Santos e Santa Catarina. A droga foi posteriormente enviada para a Europa.
Durante o inquérito, a Polícia Federal voltou a investigar a casa de um pecuarista em Ponta Porã, que já havia sido alvo da Operação Patrono em novembro de 2019. Na ocasião, a ação tinha como alvo o doleiro Dario Messer.
Ao longo dos dois anos de investigação, mais de 2 toneladas de cocaína foram apreendidas pela Polícia Federal. Além disso, nove helicópteros e um caminhão utilizado no transporte de drogas provenientes do Paraguai foram compreendidos. Diversos bens móveis, como veículos e helicópteros, além de um imóvel pertencente à organização criminosa, foram alvo de sequestro.
O valor das apreensões ultrapassou os R$ 30 milhões, e também houve o bloqueio de valores e contas bancárias relacionadas às pessoas e empresas envolvidas no esquema. A operação contornou a cooperação jurídico e policial do Paraguai, com o auxílio da Adidância e Oficialato de Ligação da Polícia Federal.
Os carregamentos de drogas foram realizados em uma fazenda localizada no Paraguai, e a Polícia Federal também cumpriu um mandado de prisão contra um dos investigados que se encontravam no país vizinho. A Operação Helix representa mais um passo no combate ao tráfico de drogas e na desarticulação de organizações criminosas envolvidas nesse tipo de atividade ilícita.