O Ministério Público de Mato Grosso do Sul deflagrou a “Operação Fake Fire” para combater a disseminação de fake news durante as eleições municipais em Nova Andradina. A ação, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e pela Promotoria Eleitoral, cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao administrador da página “Nova Fogo” no Instagram, conhecido como “Pagodinho”.
A página, com mais de 100 mil seguidores, é investigada por publicar informações falsas durante o período eleitoral. Durante as buscas, foram apreendidos R$ 5.409 em dinheiro, além de celular e dispositivos de armazenamento.
“Pagodinho” também foi alvo de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento noturno e proibição de se ausentar da cidade sem autorização judicial. Ele também está impedido de divulgar qualquer informação sobre a campanha eleitoral, seja diretamente ou por meio de terceiros.
A Justiça Eleitoral advertiu que o descumprimento das medidas pode resultar em prisão preventiva. A operação visa garantir a lisura do processo eleitoral e combater a desinformação que pode influenciar o voto dos cidadãos.