Uma operação coordenada pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) visitará 18 escolas públicas municipais em sete cidades do estado para avaliar a infraestrutura das instalações. A ação faz parte da Operação Educação, que também verá 1.088 escolas públicas avaliadas em todo o país ao longo de três dias.
Em Mato Grosso do Sul, serão avaliados 193 aspectos relativos à acessibilidade, estrutura e conservação, saneamento básico e energia elétrica, sistema de combate a incêndios, alimentação, esporte, recreação e espaços pedagógicos.
Os dados coletados serão inseridos em um sistema de consolidação automática de dados na sala de situação do TCE-SP e um relatório nacional e um estadual serão gerados e divulgados em 27 de abril. A ação é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com o TCE-SP e tem o apoio do Instituto Rui Barbosa, da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).
De acordo com o ofício encaminhado em junho do ano passado pelo gabinete do vereador, apenas na Escola Municipal Dr. Tertuliano Meireles, no bairro Caicara, em Campo Grande, foram encontrados demandas urgentes de infraestrutura que dificulta o “bom aprendizado” dos alunos, como:
- Reforma da rede elétrica;
- Aquisição de computadores e rede de internet;
- Substituição de lâmpadas queimadas; Conserto de bebedouros;
- Reforma geral na cozinha;
- Incremento no acervo da biblioteca;
- Reparo em infiltrações;
- Reforma do muro da escola;
- Solução vazamento da caixa d’água; Revitalização quadra esportiva;
- Poda de árvore.