As previsões meteorológicas apontam para o possível fim da onda de calor que assola Mato Grosso do Sul nos últimos dias, graças à formação de uma frente fria proveniente do Sul. A expectativa é de tempestades intensas durante o fim de semana, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, que têm sido as mais impactadas pelo calor extremo.
Os alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) abrangem grande parte de Mato Grosso do Sul, classificando as condições como de “perigo” devido às tempestades iminentes. A previsão indica volumes de chuva que podem atingir 100 milímetros por dia durante o fim de semana, acompanhados da possibilidade de ventos intensos, atingindo até 100 km/h, e queda de granizo.
Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, explica que a dissipação da onda de calor está relacionada ao acúmulo de ar quente e à chegada de nuvens carregadas do Sul. Ela prevê que o sábado ainda será muito quente, com temperaturas alcançando até 38 graus em Campo Grande. No entanto, a especialista ressalta que no domingo ocorrerá uma queda de temperatura em todo o estado, retornando aos padrões normais. As temperaturas devem atingir 34ºC no domingo e 30ºC na segunda-feira, marcando o fim desse período de calor intenso.