O que a ciência tem a dizer sobre quem tira fotografias do que come

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Quem nunca tirou uma fotografia da comida que levante o dedo. Pois bem, a moda de ‘instagramar’ aquilo que está no prato é tão comum e está tão enraizada que nem a ciência ficou indiferente.

E há uma razão bem simples para a comida ser o centro das atenções nas redes sociais (e levar à vontade de fotografar pratos das mais variadas formas): o ato de fotografar a comida pode fazer com que o seu sabor seja mais agradável… pelo menos psicologicamente.

Depois de realizar três testes com 120 participantes cada, uma investigação conjunta entre as universidades Saint Joseph e San Diego (nos Estados Unidos) concluiu que as pessoas que tiram fotografias de um alimento ficam com a percepção de que é mais saboroso do que aqueles que não fotografam.

Tanto no primeiro teste como no segundo, esta ideia de sabor apenas foi notada em bolos, não em alimentos saudáveis, lê-se na publicação feita no Journal of Consumer Marketing. Contudo, no terceiro teste realizado, os investigadores notaram que as pessoas que fotografam apenas alimentos saudáveis acabam por considerá-los mais saborosos também… e tudo por culpa da quantidade de imagens de comida saudável publicadas nas redes sociais.

Para os investigadores, as redes sociais podem ser, de fato, uma forma de impulsionar a alimentação saudável, uma vez que a tendência de imitação é forte e os enquadramentos dados às imagens (assim como a luz usada na hora de fotografar) fazem com que os alimentos saudáveis sejam mais apetitosos, como acontece com o smooth, por exemplo.

Mas seja um alimento saudável ou o mais calórico possível, a vontade de fotografar a comida e a reação que se tem a este tipo de imagens são provocados pelo mesmo: ângulos da câmera, iluminação, composição, utilização de utensílios de cozinha… e tempo demorado a fotografar. Mais concretamente, o ato de fotografar aquilo que se come aumenta a espectativa e vontade de comer, o que faz com que a refeição em si seja mais prazerosa, especialmente quando é acompanhada por uma série de gostos nas redes sociais.

A foodphotography – fotografia de comida – é uma tendência que veio para ficar.

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