Na segunda-feira (17), o governador Eduardo Riedel assinou decretos para a nomeação de 198 novos policiais civis, aprovados em concurso público. Os nomeados já concluíram o curso de formação e reforçarão a segurança pública do estado. São 31 novos agentes da Polícia Científica, 53 peritos criminais, 46 peritos papiloscopistas e 68 novos agentes da Polícia Judiciária, na função de escrivão de polícia. A solenidade foi marcada pela emoção dos aprovados, que agora farão parte da Polícia Civil e ajudarão a contribuir diretamente com a população.
Durante a solenidade, o governador Riedel ressaltou que a emoção dos aprovados traduz bem o sentimento de compromisso com o estado. O vice-governador Barbosinha destacou o esforço do governador em honrar seu compromisso, mesmo no seu primeiro ano, que é sempre de contenção. Já o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, afirmou que é uma satisfação fazer parte deste momento que promove a valorização da Polícia Civil e da segurança pública, cumprindo a palavra do governador.
Os novos policiais foram aprovados no concurso público de 2021, realizado pela SAD (Secretaria de Estado de Administração) e Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). A convocação dos servidores é um reforço nas unidades policiais e vai contribuir cada vez mais na elucidação de crimes no Estado. O delegado-geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel, afirmou que a transformação acontece na vida desses novos policiais, que agora têm o compromisso de transformar vidas das pessoas lá fora, atendendo às exigências da sociedade.
Os nomeados expressaram alegria e emoção em participar deste momento histórico para eles. Fernanda de Souza, que vai assumir a vaga de Perita Papiloscopista, afirmou que estava muito ansiosa para esta nomeação e agora trabalhará para servir e proteger a população de Mato Grosso do Sul. Nádia Carvalho Araújo, nomeada como escrivã de Polícia Civil, disse que este é um momento de gratidão e realização de um sonho. Além do governador, participaram do evento o vice-governador Barbosinha, os secretários Antônio Carlos Videira (Segurança), Ana Nardes (SAD), Pedro Caravina (Segov) e o deputado estadual Coronel David.
Lu Barreto