Uma nova era se inicia para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Em cerimônia realizada ontem (4) pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), os novos gestores municipais tomaram posse, dando início a um período de fortalecimento da gestão municipalista no Estado.
O evento foi marcado pela presença de autoridades estaduais e legislativas, com destaque para o governador Eduardo Riedel. Em seu discurso, Riedel celebrou o fato histórico de Mato Grosso do Sul ter eleito o maior número de prefeitas em sua história, totalizando 13 mulheres à frente das prefeituras a partir de 2025. “Isso é um sinal importante para o Mato Grosso do Sul e para o Brasil”, afirmou o governador.
Riedel desejou sucesso aos novos gestores e agradeceu aos que deixam o cargo pela parceria com o Estado. “Que todos façam a transição com serenidade e sabedoria, olhando para o futuro. A parceria é o verdadeiro espírito do municipalismo em prol dos cidadãos sul-mato-grossenses”, ressaltou.
Como reconhecimento ao seu trabalho em prol do municipalismo, o governador foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito Municipalista, concedida pela Assomasul. O presidente da associação, Valdir Couto de Souza Junior, destacou a importância da parceria entre o Estado e os municípios, especialmente no que diz respeito à transferência de recursos para equilibrar as contas públicas municipais.
Foco no futuro:
A partir de hoje (5), o Governo do Estado, em conjunto com o Sebrae-MS, realiza o 2º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul. O evento, que se estende até quarta-feira (6), tem como objetivo principal preparar os gestores para os desafios da gestão pública, oferecendo palestras sobre inovação, economia, desenvolvimento regional e liderança.
Com uma programação extensa e abrangente, o congresso busca capacitar os novos gestores para que possam implementar soluções criativas e eficazes em seus municípios, promovendo o desenvolvimento e o bem-estar da população sul-mato-grossense.
Fotos Bruno Rezende