‘Novo cangaço’: bandido de organização criminosa responsável por ataques a bancos no Brasil é preso pela PF na fronteira Paraguai/Brasil

0

Nesta quarta-feira (19), as autoridades policiais do Brasil e do Paraguai prenderam Kleber Lucas Paz de Oliveira, de 32 anos, um dos dez criminosos mais procurados do estado do Rio Grande do Norte. A prisão foi realizada em uma operação conjunta da Polícia Federal em Ponta Porã (MS) e da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai. Kleber é apontado como um dos principais articuladores dos ataques que ocorreram no estado nordestino no mês passado e é membro do Sindicato do Crime do Rio Grande do Norte e da organização criminosa “Novo Cangaço”.

Essas organizações são responsáveis por ataques violentos a instituições financeiras e veículos que transportam valores, utilizando armas de grosso calibre. Elas também atuam no tráfico de drogas na região nordeste do Brasil. Kleber estava sendo procurado pelas autoridades, com três mandados de prisão em aberto, e circulava pelos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Acre, Mato Grosso do Sul e Pará, além do Paraguai e Peru. A operação foi realizada em conjunto com a Operação Senhor das Armas, que visa combater o comércio ilegal de armas de fogo de grosso calibre.

No dia 31 de março, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, anunciou que o governo federal forneceria uma ajuda de 35 milhões de reais e a Força Nacional para auxiliar na segurança pública do Rio Grande do Norte, devido à onda de violência causada pelos ataques criminosos.

.