Há 11 anos, sempre na segunda quinta-feira do mês de março é marcado o ” Dia Mundial do Rim”. O tema escolhido este ano para lembrar a data é “Prevenção da doença renal começa na infância” o foco está na informação para a prevenção, começando com os mais novos, uma vez que as doenças renais não apresentam sintomas até chegarem a um estado avançado de gravidade.
O senador Eduardo Amorim (PSC-SE), que é médico, disse no Senado Federal que a data serve para chamar a atenção de todos para as diversas doenças que afetam o rim; as políticas de prevenção, diagnóstico e tratamento de pacientes; a doação de órgãos; a instalação de centros de diálise; bem como a importância do reajuste do valor pago pelo Sistema Único de Saúde pelo procedimento de hemodiálise feito nos hospitais conveniados.
De acordo com o senador, no Brasil, 20 milhões de pessoas têm algum tipo de doença renal e mais de 100 mil já passaram por transplante renal ou procedimento de hemodiálise e diálise peritoneal.
Conversamos com o professor Anibal Ferreira, presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, que listou as oito medidas de proteção renal que todas as pessoas devem seguir. Eis o que fazer para manter a saúde dos seus rins:
1. Fazer uma boa hidratação, preferencialmente de água (até 2/2,5 litros por dia e no mínimo 1 litro);
2. Evitar o consumo excessivo de sal, já que o sódio facilita a deposição de sais no organismo;
3. Fazer uma alimentação saudável, evitando especialmente as comidas processadas;
4. Manter um peso saudável, uma vez que a obesidade prejudica o bom funcionamento dos rins e aumenta o risco de litíase (pedras nos rins);
5. Controlar a tensão arterial, uma vez que a hipertensão danifica os vasos sanguíneos (também nos rins), provocando lesões que comprometem o seu bom funcionamento. Cerca de 20% das insuficiências renais em Portugal estão associadas à hipertensão.
6. Controlar os níveis de glicémia, pois a diabetes compromete o bom funcionamento dos rins e por isso 50% das insuficiências renais em Portugal estão associadas à diabetes;
7. Não fumar, visto que o tabagismo tem um grande impacto no estado da saúde, incluindo dos rins;
8. Praticar exercício físico regularmente. Apesar de ainda não se conhecerem totalmente os motivos, vários estudos comprovam que praticar exercícios físico e manter uma vida ativa melhora o processo de filtragem dos rins.