Motoristas de ônibus ameaçam greve em Campo Grande por falta de reajuste

0

Motoristas de ônibus ameaçam greve em Campo Grande por falta de reajuste

O transporte coletivo de Campo Grande pode sofrer uma paralisação na próxima segunda-feira (25). Os motoristas do Consórcio Guaicurus ameaçam cruzar os braços em protesto contra a falta de acordo na negociação salarial.

A categoria reivindica reajuste de 8% nos salários, além de melhorias em outros benefícios, como vale-gás, vale-alimentação, participação nos lucros e assistência à saúde. Apesar de quatro rodadas de negociação, o Consórcio Guaicurus ainda não apresentou uma proposta que atenda às demandas dos trabalhadores.

O principal impasse está relacionado ao reajuste salarial, que teve data-base vencida em 25 de outubro. Segundo o sindicato, o Consórcio alega que não pode apresentar uma proposta sem antes receber uma sinalização da Prefeitura de Campo Grande. No entanto, o sindicato argumenta que o contrato de trabalho é com a empresa e não com a prefeitura.

A paralisação poderá se transformar em greve caso a assembleia dos trabalhadores aprove a medida. A decisão será tomada na próxima segunda-feira.

A crise no transporte coletivo ocorre em um momento em que uma perícia nas contas do Consórcio Guaicurus está em andamento. A análise, solicitada pela própria empresa, busca reequilibrar o contrato de concessão e permitir um aumento na tarifa do transporte público.

A população de Campo Grande acompanha com apreensão a possibilidade de uma paralisação do transporte coletivo. A greve pode causar grandes transtornos para os usuários, que dependem do ônibus para se locomover pela cidade.

.