Mortes por dengue em MS- SES confirma dois óbitos na última semana

0

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) divulgou que, na última semana, foram confirmadas duas mortes por dengue, elevando para 42 o número de vítimas fatais neste ano. As últimas confirmações ocorreram em 20 de outubro, com duas mortes ainda em investigação.

Os dados constam no boletim da 50ª semana epidemiológica de 2023, divulgado nesta quarta-feira (20). Apesar das mortes terem ocorrido meses atrás, a confirmação da causa só se deu em 19 de dezembro, sendo que nenhuma das vítimas apresentava comorbidades.

Uma das vítimas era uma mulher de 68 anos, residente em Bonito, a 440 km de Campo Grande, que faleceu em 18 de agosto. O outro óbito refere-se a um homem de 72 anos, morador de Nova Alvorada do Sul, a 244 km da Capital, que veio a óbito em 22 de setembro.

No mesmo período, Mato Grosso do Sul registrou 173 casos confirmados de dengue, totalizando 40.887 desde o início do ano. Além disso, foram registrados 14 casos prováveis, ainda em investigação.

A SES-MS reforça a importância de medidas preventivas para evitar a dengue, como evitar água parada, tampar recipientes que acumulam água, remover galhos e folhas de calhas, entre outras ações.

Confira as dicas para evitar a dengue

Evite água parada, em qualquer época do ano; Mantenha bem tampado tonéis, barris de água e caixas d’água; Guarde pneus em locais cobertos; Remova galhos e folhas de calhas; Não deixar água acumulada sobre a laje; Encha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana e faça sempre a manutenção de piscinas; Feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de crianças e animais; Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; Tampar ralos; Catar sacos plásticos e lixo do quintal; Qualquer medida que impeça o acúmulo de água e de sujeiras.

.