No dia 8 de maio, está prevista a audiência de instrução e julgamento para o esquema de corrupção na Prefeitura de Ladário, que envolve o ex-prefeito Carlos Ruso e outras pessoas acusadas de peculato. A audiência tinha sido originalmente agendada para fevereiro, mas foi adiada e reagendada pelo juiz Idail De Toni Filho, da 2ª Vara Criminal de Corumbá.
Os réus Andressa Paraquett, ex-secretária de Assistência Social, Eiza Nadila Bassoli, ex-servidora da Assistência Social, Felipe Castilho da Silva, Marcos Alexsander Miranda e o ex-prefeito Carlos Ruso foram intimados para participar. O MPMS ( Ministério Público do Mato Grosso do Sul), acusou Andressa, Eiza e outras pessoas de terem integrado um esquema de desvio de recursos públicos, através de contratações diretas fraudadas ou superfaturadas. Segundo a denúncia, Andressa era a chefe do esquema e ocupava cargos importantes na prefeitura.
O MPMS identificou três ocasiões em que ocorreu desvio de verbas públicas, entre julho e dezembro de 2017. Em uma delas, um réu teria recebido o dinheiro em conta e repassado, atuando como laranja. O valor total desviado foi de R$ 13.600, já com juros e correção, que estava avaliado em R$ 32,8 mil na época da denúncia em 2021. O MPMS fez um pedido para perdimento dos cargos públicos e ressarcimento do prejuízo causado pelos acusados.