Medidas para combater arremesso de celulares em presídios são adotadas após operação Mute em MS

0

Após a deflagração da Operação Mute realizada pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) em seis presídios do Estado de Mato Grosso do Sul, medidas estão sendo adotadas para evitar o arremesso de celulares nas unidades prisionais.

A Agepen informou que a instalação de equipamentos de raio-x nas portarias dos presídios para a inspeção de pessoas e objetos já está em andamento. Além disso, está sendo projetada a colocação de telas sobre os solários dos pavilhões das principais unidades prisionais para dificultar essa prática.

A agência também destacou a existência de um trabalho contínuo de inteligência para identificar e apreender ilícitos, além de vistorias periódicas nas celas. A Operação Mute tinha como objetivo coibir a comunicação externa de detentos, resultando na apreensão de 156 aparelhos celulares em sete unidades prisionais do estado.

Os trabalhos em Mato Grosso do Sul envolveram cerca de 200 policiais penais, com coordenação da Gerência de Inteligência e Diretoria de Operações da Agepen, contando com o apoio do Cope (Comando de Operações Penitenciárias) e da GISP (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário), além do suporte da CGPA (Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo) da Sejusp (Secretaria de Estado de Segurança Pública), que realizou sobrevoo nos estabelecimentos penais da capital.

.