A semana inicia com previsão de chuvas e até mesmo de tempestades em diversas regiões de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), as tradicionais chuvas de verão, combinadas com a aproximação de uma frente fria e um ciclone extratropical, devem causar instabilidades no tempo.
A previsão indica que as temperaturas estarão elevadas, com possibilidade de chuvas intensas e acompanhadas de raios e rajadas de vento. As regiões sul, leste e sudeste do estado devem registrar temperaturas mínimas entre 20°C e 23°C e máximas entre 24°C e 34°C. Já nas regiões sudoeste e pantaneira, as temperaturas mínimas devem variar entre 22°C e 25°C e as máximas entre 29°C e 33°C. Nas regiões do Bolsão e Norte, as temperaturas mínimas devem ficar entre 22°C e 25°C e as máximas entre 31°C e 36°C.
Em Campo Grande, a previsão é de mínimas entre 21°C e 23°C e máximas entre 27°C e 31°C. A cidade também deve registrar chuvas e trovoadas isoladas.
A combinação de calor e umidade, aliada à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, favorece a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de tempestades. Existe a possibilidade de acumulados de chuva acima de 30 mm/24h em algumas regiões do estado.
É importante que a população fique atenta às condições climáticas e tome as devidas precauções, como:
- Evitar sair de casa durante a tempestade.
- Abrigar-se em locais seguros durante a ocorrência de raios e trovões.
- Não se abrigar debaixo de árvores.
- Evitar o contato com água da chuva e objetos metálicos.
- Acionar os órgãos de defesa civil em caso de emergência.
As autoridades recomendam que a população acompanhe as informações divulgadas pelos órgãos de defesa civil e pelos serviços de meteorologia.
Foto: Álvaro Rezende