O Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJMS), deu um importante passo para fortalecer a proteção de mulheres, crianças, adolescentes e idosos em Campo Grande. Na tarde desta segunda-feira (23), foi formalizada a transferência de R$ 10 milhões para a construção do novo Fórum da Mulher, da Infância, Adolescência e do Idoso.
O prédio será erguido em um terreno de 5.440 m², localizado atrás da Casa da Mulher Brasileira, no bairro Jardim Imá. A nova estrutura concentrará as varas de violência doméstica e familiar contra a mulher, além de oferecer serviços judiciais especializados para crianças e adolescentes.
“Este termo é muito mais do que um documento, é a expressão da integração entre os poderes e a transversalidade de ações que passam, desde a prevenção, a repressão e a aplicação da pena. O Judiciário instalado no mesmo ambiente da Casa da Mulher Brasileira e também muito próximo, de onde será edificado pelo Governo do Estado o Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente, é uma oportunidade de justiça com celeridade”, destacou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.
O presidente do TJMS, desembargador Sérgio Martins, ressaltou a importância da iniciativa: “Hoje nós estamos dando o pontapé inicial na construção do Fórum da Mulher, que na verdade englobará a questão da mulher, da criança, do adolescente e também do idoso. A contribuição do Poder Judiciário vai ser no sentido de instalar ali as principais varas dedicadas à mulher e também à infância, à proteção dessas vítimas”.
Além do fórum, o governo do estado também construirá o Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente, que contará com a participação de diversos órgãos, como segurança pública, assistência social e saúde, visando oferecer um atendimento completo e humanizado às crianças e seus familiares.