Em pouco mais de um mês, Mato Grosso do Sul registrou a emissão de 14.116 novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN). O agendamento é realizado mensalmente, oferecendo vagas em todo o estado. No entanto, o Instituto de Identificação enfatiza que não há necessidade de pressa na obtenção do novo RG, pois o documento anterior continua válido e a gratuidade para a primeira via estende-se até 2032, em todo o país.
O procedimento para adquirir a nova Carteira de Identidade permanece inalterado. Os interessados devem agendar o atendimento no site http://servicos.sejusp.ms.gov.br, munidos da certidão de nascimento ou casamento e do CPF.
Sobre o novo RG
A nova identidade unifica nacionalmente o número do CPF como registro geral de identificação. O documento vem com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone – o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.
O novo documento contém o nome do estado de emissão e da respectiva Secretaria de Segurança Pública ou serviço de identificação. Na CIN consta ainda o nome do cidadão e o nome social, se houver, além de dados como CPF, sexo, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade, validade e assinatura. “Para emitir o novo RG o cidadão precisa primeiro emitir o CPF junto à Receita Federal”, alerta o diretor do Instituto de Identificação.
Adicionalmente, há a opção de apresentar documentos adicionais no momento do atendimento, para incluir informações específicas no novo RG, como Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, dados sobre o tipo sanguíneo, título de eleitor, entre outros.
A Carteira Nacional de Identidade estará disponível em formato físico e digital, acessível através do aplicativo Gov.br.
José de Anchiêta Souza Silva, Coordenador-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul, assegura que o processo de emissão está sendo realizado em todos os 79 municípios do estado, com uma média diária de 1.029 agendamentos. Ele enfatiza o compromisso em oferecer um serviço de alta qualidade para atender a demanda da população.
Para situações emergenciais em que a pessoa necessita urgentemente da carteira de identidade e não consegue agendar, é possível procurar um Posto de Identificação e comprovar a necessidade do documento.