Lupi vem a Campo Grande e reforça apoio da esquerda a Rose

0

Após integrar o Governo Lula, Rose Modesto se alinha ao PDT de Ciro Gomes

O atual ministro da Previdência Social do Governo Lula, e presidente nacional do PDT (Partido Democrático Trabalhista), Carlos Lupi, estará hoje (22) em Mato Grosso do Sul para avaliar as candidaturas e discutir estratégias para as eleições de 2024. Em Campo Grande, a sigla apoia a candidata à prefeitura Rose Modesto (União Brasil).

Com isso, tudo indica que a esquerda terá dois palanques em Campo Grande nestas eleições. Além de Camila Jara, pré-candidata do PT, Rose Modesto, do União Brasil alinha-se com forças esquerdistas para disputar o pleito. Ela também conta com o apoio de Ciro Gomes, reforçando o campo de esquerda na capital do Mato Grosso do Sul.

Partido fundado por Leonel Brizola em 1989, o PDT é historicamente ligado às alas mais combativas da esquerda brasileira. “É muito bom saber que o PDT reconhece que o nosso projeto para CG é o melhor apresentado nessa eleição”, disse Rose.

A aliança com a esquerda não é de causar estranheza. O partido de Rose, o União Brasil, compõe a base de apoio do Governo Lula com três ministérios: Turismo (Celso Sabino), Comunicações (Juscelino Filho) e Integração e Desenvolvimento Regional (Waldez Góes), que não é filiado ao partido, mas foi indicação do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) dentro da cota partidária.

A própria Rose Modesto integrou o governo Lula como presidente da Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste, a Sudeco. Modesto assumiu o órgão federal em maio de 2023 à convite do próprio presidente e foi exonerada em maio com o intuito de disputar a prefeitura de Campo Grande em uma parceria tática com o PT.

A volubilidade política de Rose Modesto é tema de debates no meio político em MS. Antes de se alinhar com o PT e com Lula, ela teve uma vida pública ligada ao PSDB, partido pelo qual foi eleita por duas vezes vereadora em Campo Grande em 2008 e 2012; vice-governadora do Estado na chapa de Reinaldo Azambuja (2014) e deputada federal (2018). O “Encontro Pedetista” será às 18h30, no Murano Buffet, em Campo Grande. O evento deve reunir os presidentes municipais do PDT e pré-candidatos a prefeito de vários municípios.

.