A Polícia Federal (PF) está cumprindo nesta quinta-feira (11) uma operação para cumprir 22 mandados de busca e apreensão em três estados do Brasil: Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. A ação tem como alvo suspeitos de finanças os atos golpistas que ocorreram no dia 8 de janeiro. Essa é a 11ª fase da operação Lesa Pátria e, de acordo com a PF, não há mandados de prisão sendo condenados.
Segundo as autoridades, foi determinado o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados, limitado a R$ 40 milhões, para cobrir e ressarcir os danos causados ao patrimônio público. Os processos em investigação envolvem crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e motivação ou inutilização de bem especialmente protegido.
A operação teve início em janeiro, com o objetivo de identificar e reunir evidências contra suspeitos de agir, financiar e estimular os atos de golpistas que resultaram na depredação das sedes dos três poderes no início do ano. A PF continua empenhada em investigar e responsabilizar aqueles que cometeram tais crimes contra a ordem democrática e o patrimônio público, visando garantir a segurança e a estabilidade do Estado de Direito no país.
Lu Barreto