Durante a realização do MS Day em São Paulo (SP) nesta terça-feira (1º), a Inpasa, uma das pioneiras na produção de etanol de milho no Brasil e já atuante em Mato Grosso do Sul com uma unidade em Dourados, anunciou sua expansão no Estado. A empresa irá lançar uma nova unidade em Sidrolândia, com previsão de investimento de R$ 1,2 bilhão.
O anúncio reforça a qualificação do ambiente de negócios de Mato Grosso do Sul, evidenciando sua capacidade de atrair novos empreendimentos e ampliar os que já estão instalados no Estado. Segundo o vice-presidente da Inpasa, Rafael Augusto Ranzolin, a decisão de investir em Sidrolândia se deve à estruturação e expansão da agricultura e produção de matéria-prima no Estado, bem como à segurança e incentivos oferecidos pelo Governo Estadual.
Ranzolin destacou que a unidade da empresa em Dourados, inaugurada em 2020, já está em plena produção de etanol, coprodutos da produção de etanol, óleo e bioenergia a partir do milho, representando um investimento de mais de R$ 2 bilhões. Além disso, a empresa contribui para a geração de 10 mil empregos diretos e indiretos em toda a cadeia.
O Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, destacou o MS Day como um evento fundamental para mostrar ao empresariado nacional a prosperidade e o crescimento acima da média nacional de Mato Grosso do Sul. Verruck ressaltou que o Estado está preparado para receber investimentos, não apenas no sentido de incentivos fiscais, mas também em relação à qualidade de vida e infraestrutura oferecida aos empreendedores.
O MS Day apresenta os eixos temáticos de atração de investimentos, MS Carbono Neutro, Rota Bioceânica, Logística e PPP (Parceria Público-privada) e qualificação de mão de obra. A realização é uma parceria do Governo de Mato Grosso do Sul com a Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), e ocorre na sede da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em São Paulo (SP).
O evento tem como objetivo apresentar as potencialidades do Estado para diferentes setores empresariais do país. Durante o encontro, empresários têm a oportunidade de conhecer de perto indicadores, programas e projetos que influenciam na tomada de decisão para investimentos no Estado, mostrando que Mato Grosso do Sul é um local propício para investir e viver.
Foto : Saul Schramm