O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo de tempestade para Campo Grande e 32 cidades do interior de Mato Grosso do Sul. O aviso prevê chuvas de 30 a 50 mm (milímetros), ventos intensos de 40 a 60 km/he risco de queda de granizo. O alerta está em vigor até as 9h do próximo dia.
As cidades que devem ficar em alerta incluem Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora, Terenos e Três Lagoas.
Essas instabilidades são resultado da passagem rápida de uma frente fria, associada a um intenso fluxo de calor e umidade. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e Clima (Cemtec), espera-se uma queda nas temperaturas máximas de terça-feira, bem como nas temperaturas mínimas no sul do estado, em cidades como Dourados e região.
Durante esse período de alerta, é importante que os moradores dessas regiões tenham consciência dos riscos associados às tempestades e tomem medidas de precaução, como evitar áreas de alagamento, não estacionar veículos próximos às árvores, não se abrigar sob as árvores durante as chuvas, e esteja atento a possíveis cortes de energia elétrica. É fundamental seguir as orientações das autoridades locais e manter-se informado sobre as condições adversas.
As temperaturas máximas ficam elevadas, acima dos 30-35°C nesta segunda-feira (4). Já amanhã, as máximas oscilam entre 25-26°C no sul (Ponta Porã e no entorno). Para a região norte (Coxim, Sonora), mínimas entre 22-25°C e máximas pode chegar a 40ºC. Em Campo Grande, mínimas entre 21-24°C e máxima de até 34°C.