Idosa de 88 anos aguarda transferência há uma semana, amarrada em maca da UPA Universitário de Campo Grande

0

De acordo com denúncia feita pela família, uma idosa de 88 anos está hospitalizada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário de Campo Grande, com sintomas de pneumonia já há uma semana, sem que a regulação consiga transferir para um dos hospitais público do município. De acordo com a denúncia a idosa está amarrada com uma sacola plástica em uma maca.

A senhora chegou a ficar em uma enfermaria, porém foi transferida para uma ala onde a presença de acompanhantes não é permitido, contrariando o direito dos idosos a terem acompanhantes em caso de internação hospitalar, Art. 16. Ao idoso internado ou em obser- vação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico. Parágrafo único. De acordo com a denúncia dos familiares a idosa está sozinha, sem poder tomar água ou se banhar.

A família procurou a Defensoria Pública para agilizar o processo de transferência. “Ela tem direitos, é uma idosa de 88 anos. Se for transferida para um hospital, poderemos ficar ao seu lado”. afirmou os familiares.

Em comunicado, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) esclareceu que a paciente aguarda regulação para transferência. “Ela está recebendo toda a assistência possível na unidade. A imobilização é necessária para garantir sua integridade, seguindo protocolos vigentes e utilizando material adequado para evitar danos.”

.