Os candidatos de Mato Grosso do Sul que participarão do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, devem estar atentos às diferenças de horário no dia 18 de agosto. As provas seguirão o horário de Brasília, que é uma hora a mais do que o horário local de Mato Grosso do Sul.
Para o turno da manhã, os portões abrirão às 6h30 e fecharão às 7h30, no horário de MS. No período da tarde, a entrada será permitida a partir de 12h, com fechamento dos portões às 13h, também conforme o horário local. É essencial que os candidatos cheguem com pelo menos duas horas de antecedência para evitar imprevistos, pois não será permitida a entrada após o horário de fechamento.
As provas do turno da manhã começarão às 8h (horário de MS) e terão duração de 2 horas e 30 minutos. No período da tarde, o início está marcado para 13h30, com duração de 3 horas e 30 minutos. No turno da manhã, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 20 questões objetivas e uma dissertativa, enquanto os do bloco de nível médio (8) farão 20 questões objetivas e uma redação. No período da tarde, os candidatos de nível superior (1 a 7) enfrentarão 50 questões objetivas, e os de nível médio terão mais 40 questões objetivas.
O número de inscritos inicialmente foi de 2,14 milhões em todo o Brasil, com 34.449 inscrições de Mato Grosso do Sul e 21.538 de Campo Grande. Após a desistência de 682 candidatos no estado, restam atualmente 33.767 participantes. O prazo para solicitação de reembolso ou alteração de local de prova foi de 5 a 7 de julho, com cerca de 31 mil desistências em nível nacional. Alterações de local foram permitidas apenas para casos específicos de mudança de residência entre estados.