Na tarde desta segunda-feira (3), um homem de 32 anos foi preso no município de Água Clara, no estado de Mato Grosso do Sul, após matar um tucano e pendurá-lo em uma árvore. O indivíduo será responsabilizado por maus tratos aos animais.
De acordo com informações da Polícia Civil, uma equipe foi acionada para investigar a presença de um tucano morto, observar os pés em uma árvore no centro da cidade. Ao chegarem ao local, os policiais constataram que o animal estava amarrado com um cordão característico de uma ferramenta de pedreiros conhecida como prumo.
Diante dessa evidência, os agentes perceberam que havia uma construção em andamento nas proximidades do local onde o tucano foi encontrado. Os trabalhadores foram eliminados e afirmaram desconhecer o ocorrido.
Posteriormente, uma equipe policial recebeu uma denúncia anônima de que um dos pedreiros que trabalhavam naquela obra havia confessado ter encontrado o tucano morto no local. O responsável pela construção foi questionado e compatível ter trocado o cordão de um dos prumos, que era com o utilizado para amarrar o tucano. Além disso, ele relatou que seu funcionário possuía histórico de maus-tratos aos animais, inclusive arremessando pedras contra eles.
O funcionário foi levado à delegacia, onde foi ouvido pelas autoridades e confessou ter amarrado o tucano na árvore, porém teve sido responsabilizado pela morte da ave.
Em virtude de seus atos, o homem responderá pelo crime de maus-tratos aos animais. A legislação brasileira prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além de aplicação de multa para esse tipo de infração.