Governo de MS implanta programa ‘Balcão Único MS Agiliza – Empresas’ para reduzir burocracia e facilitar abertura de empresas

0

O governador Eduardo Riedel assinou a lei que institui o programa “Balcão Único MS Agiliza – Empresas”, marcando um avanço significativo na gestão digital e na redução da burocracia em Mato Grosso do Sul. Com a expectativa de realizar o processo em apenas 10 minutos, o programa visa diminuir custos e agilizar a abertura de empresas de baixo risco no estado.

Na solenidade realizada na sede do Sebrae-MS, o governador destacou a importância do programa como um passo adicional para desburocratizar e digitalizar a sociedade sul-mato-grossense. Riedel ressaltou que a meta ousada é reduzir o tempo de abertura de empresas de média para apenas 10 minutos, proporcionando melhores serviços e facilitando o empreendedorismo.

O Balcão Único MS Agiliza – Empresas simplificará o processo de abertura de empresas por meio de um formulário único, gratuito e digital. A Junta Comercial do Estado (Jucems) centralizará a coleta digital e automática de dados, permitindo que empresários iniciem negócios com mais eficiência e rapidez. A lei sancionada também prevê a isenção da taxa de serviços públicos da Jucems.

O diretor-presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, enfatizou que a iniciativa beneficia especialmente os pequenos empresários, isentando-os de custos e proporcionando agilidade na abertura da empresa. O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, reforçou o compromisso do estado em reduzir a burocracia e promover a competitividade das pequenas empresas em Mato Grosso do Sul.

O programa também recebeu elogios do diretor superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça, que destacou a importância de iniciativas como essa para fomentar a economia local e proporcionar tempo aos empresários para dedicarem-se ao crescimento de seus empreendimentos.

A coleta de dados realizada pela Jucems enviará informações aos órgãos envolvidos no registro e funcionamento empresarial, agilizando a vida das empresas e contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado. Chapadão do Sul foi o primeiro município a aderir ao programa.

.