Governo de Mato Grosso do Sul lança programa de benefício para cuidadores de pessoas com deficiência

0

O Governo de Mato Grosso do Sul lança nesta quarta-feira (4), Programa Cuidar de Quem Cuida, que visa promover a dignidade das pessoas por meio do pagamento de um benefício social a cuidadores não remunerados de pessoas com deficiência. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das famílias que estão em situação de vulnerabilidade devido à pobreza e à exclusão social.

Segundo o projeto de lei que será enviado à Assembleia Legislativa, a previsão é que cada curador que atenda aos critérios estabelecidos receba um benefício mensal de R$ 900. Estima-se que pelo menos 2 mil pessoas em Mato Grosso do Sul sejam elegíveis para receber o benefício.

O benefício é direcionado principalmente para cuidadores de pessoas com dependência de grau 2 e 3. O grau de dependência nível 2 se aplica a pessoas que dependem de assistência em três até atividades de autocuidado para a vida diária, como alimentação, mobilidade e higiene, sem comprometimento cognitivo significativo. O grau de dependência nível 3 abrange pessoas que exigem assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária e/ou têm comprometimento cognitivo.

O processo de seleção será baseado nos dados do Cadastro Único (CadÚnico) e envolverá visitas para verificar a elegibilidade dos cuidadores ao benefício. Aqueles que não foram localizados durante a busca prévia terão a oportunidade de se cadastrar por meio do site da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead).

O programa também inclui acompanhamento por uma equipe multidisciplinar da Sead durante a permanência no programa.

.