Governadores Riedel e Tarcísio de MS e SP discutem projeto Ferrovia Malha Oeste em Brasília

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Durante uma reunião realizada nesta quarta-feira (3) em Brasília (DF) com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, os governadores Eduardo Riedel, de Mato Grosso do Sul, e Tarcísio Freitas, de São Paulo, debateram o projeto de relicitação da ferrovia Malha Oeste. Esta linha, que será novamente concedida à iniciativa privada, atravessa ambos os Estados, totalizando mais de 1.600 quilômetros entre as cidades de Corumbá e Mairinque (SP). O secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e a procuradora-geral de Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali Garcia, também estiveram presentes no encontro.

“Os entendimentos estão progredindo bem com todas as partes envolvidas, incluindo as empresas que estão se instalando e a operadora. Estamos nos aproximando de um consenso sobre o melhor projeto para iniciar a operação”, afirmou Riedel.

As empresas do setor de celulose, Suzano e Eldorado, apresentaram propostas para a construção de trechos ferroviários. A intenção é selecionar a melhor opção, partindo de Três Lagoas até Aparecida do Taboado, onde ocorrerá a conexão entre as Malhas Oeste e Paulista. “Já foi apresentado um projeto que está em fase de licenciamento pelo Estado de Mato Grosso do Sul, mas precisa da interlocução do Ministério da Infraestrutura e do consentimento do governador Tarcísio para viabilizarmos a retomada da operação da Malha Oeste. De Campo Grande a Três Lagoas e, em seguida, Corumbá na outra extremidade, trabalhando com mineração”, explicou o governador.

O modelo ainda está em aberto. Este trecho específico pode demandar de R$ 5 a 6 bilhões em investimentos, mas o projeto como um todo precisa avançar para confirmar esta estimativa. O objetivo principal é garantir a viabilidade econômica, contribuindo assim para as cadeias produtivas no escoamento e na logística do Estado.

A expectativa é que o processo de relicitação da Malha Oeste ocorra no segundo semestre de 2024, com um edital prevendo até R$ 18 bilhões de investimentos em 60 anos.

Durante a reunião desta tarde, também foi abordado o pedido para que a União transfira as rodovias BR-262 e BR-267 para o Estado. Posteriormente, a intenção é conceder essas vias à iniciativa privada. “O Governo Federal, por meio do Ministro Renan, está totalmente disposto a delegar para Mato Grosso do Sul, estão aguardando nosso projeto que está em andamento. Temos a expectativa de finalizar isso até o final de maio e apresentar ao Ministério. Se eles aprovarem, então iremos ao mercado”, explicou Riedel.

A estimativa inicial é de cerca de R$ 5 bilhões para um pacote composto por essas duas rodovias, juntamente com a MS-040. O trecho total de concessão seria de aproximadamente 880 quilômetros.

Fotos: Bruno Chaves

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