O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, anunciou um reforço na segurança das escolas estaduais com a implantação de novas medidas, incluindo a ampliação do monitoramento por meio de câmeras de segurança e a instalação de botões de emergência nas unidades. Também haverá o reforço da ronda policial, com viaturas e helicópteros da Polícia Militar, além de programas e projetos de segurança já em andamento, como o Proerd e o Bom de Bola, Bom na Escola.
O objetivo é oferecer um ambiente mais seguro aos estudantes e profissionais da educação, além de garantir uma boa relação entre as forças de segurança e a comunidade escolar. O projeto faz parte do programa “Escola Segura, Família Forte” e inclui o Centro de Monitoramento das escolas da Rede Estadual, que conta com câmeras e equipes que ficam em vigilância 24 horas por dia, em tempo real.
O projeto é executado pelo COSI (Centro de Operações de Segurança Integrado) e a Polícia Civil também apresentou um plano de ações para evitar casos de violência nas escolas públicas e privadas, utilizando inclusive ferramentas cibernéticas para identificar eventuais ameaças e incitação ao crime. O Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (NISE) será um espaço dentro da Central de Monitoramento das Escolas que vai dispor de profissionais da Polícia Civil para acompanhar as ações ocorridas nas unidades.
Durante o evento as autoridades destacaram a importância da família na orientação e diálogo com seus filhos. “Nenhum instrumento, nenhuma ação vai substituir a participação da família, dentro de casa. Que elas estejam atentas neste momento, conversando e dialogando. Isto sem dúvida vai minimizar eventuais problemas”, ponderou o governador.
A Subcomandante Neidy Centurião ainda recomendou que os pais observem os celulares dos filhos, sendo mais uma medida preventiva, que vai contribuir com as forças de segurança na proteção dos estudantes nas escolas.