Frente fria avança em Mato Grosso do Sul, provocando queda de temperatura e possibilidade de chuviscos

0

Algumas localidades de Mato Grosso do Sul já sentiram o frescor das primeiras horas da manhã desta segunda-feira (13) com temperaturas mais amenas. A massa de ar frio ganha intensidade ao pôr do sol, diminuindo a sensação térmica e favorecendo o fenômeno da “mínima invertida”, no qual a menor temperatura do dia não é alcançada pela manhã, mas sim quando a frente fria chega.

Apesar do tempo estável, com sol e alguma nebulosidade, entre terça (14) e quarta-feira (15), o ar frio avançará para outras áreas do Estado. Isso pode ocasionar chuviscos no sudoeste, oeste, sul e sudeste, embora com baixa probabilidade de pancadas de chuva. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que o avanço de uma alta pressão atmosférica pós-frontal favorecerá o surgimento de nevoeiros e neblinas. Os ventos do quadrante sul, com velocidades entre 40 e 60 km/h e eventualmente rajadas superiores a 60 km/h, também estarão presentes.

As temperaturas mínimas variarão entre 12 e 15°C, enquanto as máximas ficarão entre 17 e 20°C nas regiões sul, sudeste e sudoeste. No Pantanal, as mínimas oscilarão entre 15 e 17°C, com máximas entre 23 e 27°C. Para as regiões norte, leste e bolsão, as mínimas esperadas são de 16 a 18°C, com máximas de 27 a 30°C. Em Campo Grande, as mínimas previstas estão entre 16 e 18°C, com máximas que podem alcançar 25 a 28°C.

A incursão do ar frio será breve, pois na quinta-feira (16), a temperatura começará a subir gradualmente. O sol e a variação de nebulosidade continuarão devido à atuação da alta pressão atmosférica. Neste dia, as máximas poderão chegar a 30 a 34°C.

As mínimas previstas para as regiões sul, sudeste e sudoeste ficarão entre 14 e 17°C, com máximas de 28 a 31°C. No Pantanal, as mínimas variarão entre 17 e 18°C, com máximas entre 30 e 32°C. Para as regiões norte, leste e bolsão, as mínimas estarão entre 17 e 18°C, com máximas de 32 a 34°C. Em Campo Grande, as mínimas esperadas estão entre 16 e 18°C, com máximas podendo atingir 32°C. Os ventos predominarão do quadrante norte, com velocidades entre 40 e 60 km/h e, eventualmente, rajadas superiores a 60 km/h.

A frente fria, apesar de não trazer chuvas intensas, avançará sobre Mato Grosso do Sul nas próximas horas. Com isso, o clima seco prevalecerá. Observações em tempo real indicam chuvas muito leves nas regiões sul e sudoeste, com apenas 2 milímetros em Porto Murtinho. Outras localidades, como Caarapó, Juti, Itaquiraí e Ivinhema, registraram entre 0,2 e 0,4 mm de chuva. Segundo o meteorologista Vinícius Sperling, do Cemtec, essas são chuvas isoladas, e menos de 1 milímetro ainda é considerado um dia sem chuva.

.