Festival de Inverno: Impacto econômico se estende além de Bonito e alcança Jardim, Bodoquena e Porto Murtinho

0

O aguardado Festival de Inverno, que ocorrerá de 23 a 27 de agosto em Bonito, não apenas promete movimentar a economia local, mas também terá um impacto significativo nos municípios vizinhos. Com grande potencial turístico, Jardim, Bodoquena e Porto Murtinho estão se preparando para receber os visitantes que desejam aproveitar o evento, ampliando sua oferta de serviços e criando oportunidades de emprego temporário.

Jardim, situado a apenas 60 quilômetros de Bonito, é uma das cidades que espera colher os frutos do Festival de Inverno. A ocupação hoteleira é projetada para aumentar em 30% durante o período do evento, o que também impactará positivamente os restaurantes e atrativos turísticos locais. Com 579 leitos distribuídos em 12 hotéis, Jardim está pronta para receber os turistas que buscam explorar a região.

Mário Sérgio Pache, secretário municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura de Jardim, ressalta a importância da cidade como opção de hospedagem para os visitantes que desejam participar do Festival de Inverno. Além dos leitos disponíveis, a cidade está investindo na capacitação da equipe de hospedagem e na melhoria da gastronomia local para atender às demandas dos turistas vindos de Bodoquena, Porto Murtinho e Bonito.

Enquanto isso, Bodoquena e Porto Murtinho também estão se preparando para a movimentação turística proveniente do Festival de Inverno. Com uma estrutura hoteleira, de alimentação e turística pronta para atender os visitantes, esses municípios se beneficiarão do fluxo de pessoas que desejam aproveitar o evento em Bonito.

Bonito, por sua vez, já está em contagem regressiva para receber cerca de 10 mil turistas durante o período do Festival de Inverno. Com aproximadamente 7 mil leitos em hotéis e uma ampla oferta de restaurantes e bares, a cidade espera gerar inúmeros empregos diretos e indiretos, impactando positivamente a economia local.

A área da gastronomia é um dos setores que mais sentirá o impacto do evento. A previsão da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) é de criar cerca de 250 empregos temporários diretos, representando um aumento de 40% no setor. O Festival de Inverno não é apenas um evento cultural, mas também uma oportunidade valiosa para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.

A XXII edição do Festival de Inverno de Bonito 2023, que é uma realização do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura, Sesc MS e Prefeitura de Bonito, traz para o Estado atrações nacionais e regionais.

As atrações principais são Fafá de Belém (dia 23), Paulinho Moska e Maria Gadú (24), Iza (25), Emicida (26) e Trio Parada Dura (27). Além dos shows musicais, a festa cultural irá contar com espetáculos, teatro, dança, circo, arte, tecnologia, interatividade, cenografia, atrações infantis e diversas atividades paralelas.

Outro foco do Festival de Inverno de Bonito 2023 é a valorização da participação da família, com a criação do Festival Bonitinho, com diversas atrações para a criançada como o “Mundo Bita”, no dia 25, sexta-feira, e “Palavra Cantada”, no sábado, 26.

Fotos: Prefeitura de Jardim / arquivo Governo de MS

.