A amamentação é um ato natural depois do nascimento de um bebê, mas, para algumas pessoas, a situação não é muito bem vista, principalmente quando imagens do momento são divulgadas. Foi o que aconteceu com um casal australiano. Manny Roman publicou no Facebook uma foto da esposa, Sara, amamentando a filha. Um tempo depois, viu que a foto tinha sido excluída devido a denúncias.
Diante do ocorrido, Manny resolveu fazer uma foto similar à da esposa: ele, sem camisa, com o filho no colo, na mesma posição. Na legenda, escreveu uma resposta aos que denunciaram a publicação, chamando-os de hipócritas. “Amamentar um bebê não tem nada de sexual nem é exposição indecente”, disse. O post teve mais de dois mil compartilhamentos.
As fotos consideradas sensuais costumam ser banidas pelo Facebook. Mas, no caso de fotos de amamentação, o site já mudou sua política para permitir que elas sejam divulgadas normalmente. Acontece que alguns usuários ainda se revoltam com imagens de uma mulher com os seios expostos, ainda que a razão seja o aleitamento de um bebê, e fazem denúncias. Veja na íntegra o desabafo de Manny e a tradução na sequência:
“Para os indivíduos que denunciaram a foto da minha amável esposa amamentando nosso filho nesta manhã:
Se você tem um problema com uma dessas fotos e não com a outra, então você, senhor ou madame, é um hipócrita. De nenhuma maneira ou forma essas fotos são sensuais ou insinuantes. Amamentar um bebê não tem nada de sexual, nem é exposição indecente.
A foto de Sara mostra o momento em que ela está alimentando o nosso bebê e se você acha que é algo além disso, é problema seu, não da imagem. Cresça e pare de agir como um adolescente imaturo na puberdade.
Nós somos todos adultos (aqueles que estão na nossa lista de amigos) e espero que todo mundo seja capaz de agir como tal. Se você não consegue, existe um botão para terminar a amizade.
Estou esperando que esse post também seja denunciado, então você poderia não ser covarde e enviar para nós (de preferência para a Sara, porque ela será mais gentil sobre o assunto do que eu) uma mensagem contando qual é seu problema e ficaremos felizes em mostrar o quão hipócrita você é.”