Na noite desta segunda-feira (19), militares do Exército Brasileiro realizaram uma importante apreensão de drogas na Estrada Lixão, que serve como acesso à fronteira entre Brasil e Bolívia, localizada na região alta de Corumbá.
Segundo informações obtidas pela mídia local, os militares pertencentes à 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal estavam conduzindo um patrulhamento motorizado quando abordaram um cidadão boliviano de 29 anos, que dirigia um veículo Volkswagen Paraty de cor branca.
Durante a revista do veículo, os militares encontraram cinco sacolas grandes no porta-malas. Ao examinar o conteúdo, constataram que se tratava de vários tabletes de cocaína.
Ao ser interrogado, o motorista não revelou a origem da droga, mas afirmou que o destino final seria a cidade de Corumbá e que a carga seria transferida para outro veículo. Após a pesagem, os tabletes totalizaram 163 quilogramas. O boliviano, o veículo e a droga foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Federal em Corumbá.
Essa operação representa a maior apreensão de drogas realizada pela 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal desde o início da Operação Ágata Fronteira Oeste II, que teve início em novembro de 2023.
A Operação Ágata Fronteira Oeste II já contabiliza mais de 3.177 ações realizadas nas áreas de fronteira dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná. O objetivo é dificultar a entrada de entorpecentes em território brasileiro por meio de uma ação conjunta e integrada das Forças Armadas com diversos órgãos de segurança pública.
Até o dia 26 de janeiro de 2024, foram apreendidas 16 toneladas de maconha, 1 tonelada de pasta base de cocaína e 600 quilogramas de cocaína, resultando em um prejuízo de R$ 115 milhões para o narcotráfico.
Para denúncias, a população pode ligar gratuitamente para o número 0800 358 0007, que está disponível 24 horas por dia.
Com informações do Correio do Estado