O Governo do Estado anunciou um Reajuste Geral Anual de 5% para os servidores públicos a partir de 1º de maio. Esse índice está acima da inflação dos últimos 12 meses, que foi de 4,65% (IPCA). Os secretários Pedro Arlei Caravina (Governo e Gestão Estratégica) e Ana Nardes (Administração) comunicaram o anúncio aos dirigentes de sindicatos e federações de trabalhadores em uma reunião no final da tarde desta quarta-feira (19). Um projeto de lei definindo o índice será enviado à Assembleia Legislativa.
O governador Eduardo Riedel comprometeu-se a respeitar a capacidade financeira e os limites impostos pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e a repor as perdas inflacionárias. Ele afirmou que procurará sempre fazer a correção, mas não ultrapassará o índice de 44% imposto pela LRF com a folha de pagamento. Caravina reafirmou o compromisso do governo com a Revisão Geral Anual e ressaltou que a gestão estará aberta ao diálogo para discutir as particularidades de cada categoria.
Nardes explicou que o índice de aumento foi calculado a partir de uma projeção da inflação de 4,65% dos últimos 12 meses, mas o governador decidiu conceder um reajuste de 5%. Ela também informou que o governo já tem recebido algumas categorias para discutir pedidos individuais.