A comissão criada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), para discutir a implantação da promoção automática para os cargos da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, realizou na manhã desta terça-feira (26), a primeira reunião do ano para tratar do assunto.
O objetivo da comissão que é presidida pelo delegado Fabiano Gastaldi é apresentar uma proposta de gestão política baseada na legalidade e na constitucionalidade e que atenda as instituições de classe, os interesses do Governo do Estado e da Polícia Civil. “O que todos querem é uma promoção automática, mas com critérios objetivos”, explica Gastaldi.
A comissão criada no final do ano passado conta com a participação da Sejusp, do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol/MS), que representa investigadores, escrivães e agentes de polícia científica, Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Mato Grosso do Sul (Adepol), Associação dos Peritos Oficiais Forenses de Mato Grosso do Sul (APOMS) e do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas do Estado (Sinpap), que marcaram presença na reunião.
Segundo o diretor jurídico do Sinpol/MS, Max Dourado Azambuja, a promoção automática é um compromisso do governador Reinaldo Azambuja com a categoria, que deve levar em consideração a dedicação e comprometimento dos policiais com o serviço e a capacitação continuada. “A nossa ideia é que os policiais sejam avaliados de forma objetiva pelos superiores, passem por cursos de capacitação e atendam ao critério de tempo, a ser estipulado, dentro de cada uma das carreiras”, explica.
A procuradora Sandra Calligaris Baís, que representou a Procuradoria Geral do Estado (PGE), na reunião, destacou que é importante a realização de um estudo aprofundado por parte dos representantes das categorias, quanto ao número de vagas existentes em cada uma das classes atuais e tempo de serviço dos grupos que ingressaram em cada uma das funções, para então ser elaborada uma proposta de promoção automática.
A comissão agendou a próxima reunião para o dia 23 de fevereiro, quando devem ser apresentados os levantamentos e o primeiro esboço da proposta de promoção automática, para que seja discutido entre os integrantes da comissão.
A reunião foi aberta pelo superintendente de Segurança Pública da Sejusp, delegado Antônio Carlos Videira e contou com as presenças do delegado Marcelo Vargas, presidente da Adepol/MS, Márcio Cristiano Paroba, representando o Sinpap, Antônio Cesar de Oliveira, presidente da APOMS, do delegado Márcio Custódio, que representou o delegado Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, Delegado Geral da Polícia Civil e do delegado Fernando Paciello Júnior, secretário da comissão.