Fim de semana chuvoso em Mato Grosso do Sul: frente fria e ciclone extratropical trazem tempestades

0

Frente fria e ciclone extratropical provocam instabilidade no tempo.

O fim de semana em Mato Grosso do Sul será marcado por chuvas e tempestades. A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) indica tempo instável em todo o estado, com possibilidade de chuvas fortes, raios e ventos intensos.

A instabilidade no tempo se deve à chegada de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical que atua na região Sul do Brasil. Essa combinação de fatores meteorológicos, aliada ao transporte de calor e umidade e ao deslocamento de cavados, favorece a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de chuvas.

Previsão para sexta-feira e sábado:

Entre sexta-feira (25) e sábado (26), a previsão é de chuvas que podem variar de fracas a moderadas, com possibilidade de episódios de chuvas fortes e tempestades, acompanhadas de raios e ventos fortes. Existe a expectativa de chuvas mais volumosas, com acumulados que podem ultrapassar 40 mm em 24 horas.

Temperaturas:

As temperaturas devem cair em relação aos últimos dias, mas ainda permanecem elevadas.

  • Regiões sul, leste e sudeste: mínimas entre 21°C e 23°C, e máximas entre 27°C e 34°C.
  • Regiões pantaneira e sudoeste: mínimas entre 24°C e 27°C, e máximas entre 28°C e 35°C.
  • Regiões do bolsão e norte: mínimas entre 22°C e 25°C, e máximas entre 29°C e 34°C.
  • Campo Grande: mínimas entre 22°C e 24°C, e máximas entre 26°C e 29°C.

Ventos:

Os ventos sopram do quadrante norte (noroeste) na sexta-feira e mudam para o quadrante sul no sábado, com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h. Rajadas acima de 60 km/h podem ocorrer em algumas áreas.

Recomendações:

Com a previsão de chuvas intensas e ventos fortes, é importante redobrar a atenção, principalmente ao trafegar em rodovias. A pista molhada aumenta o risco de acidentes. Em caso de tempestades com raios, procure abrigo em local seguro e evite se abrigar embaixo de árvores.

Fique atento às atualizações da previsão do tempo e às recomendações da Defesa Civil.

.