A previsão indica um tempo mais instável, com muitas nuvens e poucas aberturas de sol neste sábado (26). Há probabilidade de chuvas intensas e tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente na metade sul de Mato Grosso do Sul.
São previstos acumulados significativos de chuva, acima de 50 mm em 24 horas, principalmente entre amanhã (27) e segunda-feira (28). Em algumas regiões do estado, já foram registrados altos volumes de chuva nos últimos dias, e a continuidade das chuvas pode causar alagamentos.
Essa situação meteorológica é causada pela combinação de vários fatores, como o intenso transporte de umidade, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina e no Paraguai, um cavado em médios níveis da atmosfera e a formação de um ciclone extratropical associado a uma frente fria no litoral da região Sul do Brasil.
No que diz respeito às temperaturas para o final de semana, as mínimas devem ficar entre 18°C e 21°C, e as máximas entre 26°C e 28°C nas regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 23°C e 25°C, e as máximas entre 27°C e 33°C.
Nas regiões do Bolsão, leste e norte, os termômetros devem marcar mínimas entre 21°C e 23°C e máximas entre 28°C e 31°C. Em Campo Grande, capital do estado, são previstas mínimas entre 22°C e 23°C e máximas entre 25°C e 28°C ao longo dos três dias.
Os ventos estarão bastante variáveis, soprando entre os quadrantes leste e norte, com velocidades entre 40 e 60 km/h, e podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h em alguns momentos.