Operação da Polícia Civil constatou que cerca de 20% das residências de Corumbá, distante 444 km de Campo Grande, tem ligações clandestinas de energia elétrica, popularmente conhecida como gato.
A operação de combate a furto de energia foi desencadeada no município nessa terça-feira (10) pela concessionária de energia elétrica do estado, Energisa, com apoio da Polícia Civil e do Grupo Armado de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras).
O delegado Gustavo Bueno disse ao Portal Correio do Estado que na terça-feira, quatro pessoas foram presas, sendo duas em flagrante, por furto de energia. Elas foram indiciadas e liberadas depois de pagamento de fiança. Nesta quarta-feira (11), uma outra pessoa foi presa. Em caso de condenação, a pena para o crime varia de um a quatro anos de reclusão.
Segundo a Energisa, além de ser crime, as ligações clandestinas ou fraudes também oferecem riscos à população e sobrecarregam e comprometem a confiabilidade da rede de distribuição de energia.
Quem desejar denunciar uma ligação irregular na rede elétrica deve entrar em contato com a concessionária pelo número 0800 722 7272, que funciona 24 horas.