O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) aprovou, até a manhã desta quarta-feira (4), apenas três candidaturas para a prefeitura de Campo Grande nas eleições de 2024. Os nomes deferidos pela Justiça Eleitoral são Rose Modesto (União Brasil), Beto Pereira (PSDB) e Beto Figueiró (Novo). Entretanto, a candidatura de Adriane Lopes (PP), atual prefeita e considerada uma figura importante na disputa, ainda aguarda julgamento, o que destaca uma indefinição relevante no cenário político local.
Segundo informações do DivulgaCand, sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que divulga candidaturas e contas eleitorais, outros candidatos também estão com suas candidaturas pendentes de julgamento, como Camila Jara (PT), Jorge Batista (PCO), Ubirajara Martins (DC) e Luso Queiroz (PSOL). Apesar de a documentação dos partidos desses candidatos já ter sido apresentada, a candidatura de Adriane Lopes depende da análise dos documentos pela Justiça Eleitoral.
A expectativa sobre a confirmação ou não da candidatura de Adriane Lopes pode alterar o rumo da eleição, marcada para o dia 6 de outubro. O cenário segue em aberto, especialmente com relação à sua participação, já que a decisão do TRE-MS será fundamental para definir os concorrentes no pleito.
No que se refere às candidaturas para vereador, algumas delas também aguardam julgamento. No entanto, oito candidatos já foram considerados inaptos pela Justiça Eleitoral e estão fora da disputa pelas 29 cadeiras do Legislativo municipal.