Café e exercício físico: a combinação ideal para o treino

0

Samuele Marcora, da Universidade de Kent, diz que o café (ou a cafeína) é o melhor aliado do exercício físico.

Em um estudo revelado recentemente, o fisiatra defende que o café faz com que o treino pareça menos complexo e cansativo, uma vez que a cafeina é capaz de bloquear a ação das células que produzem adenosina (hormônio a responsável pelo cansaço).

Mas não é apenas a nível físico que o café atua. Esta bebida e qualquer outra rica em cafeína tem um efeito psicológico na forma como as pessoas encaram a fadiga, ficando menos cansadas quando bebem café, por exemplo.

Mas existem mais motivos para aliar o consumo de café à prática de exercício físico. Segundo a revista Men’s Fitness, estes são os melhores:

1. Acelera o metabolismo e a queima de gordura;

2. Fornece energia e melhora a performance;

3. Melhora a concentração;

4. Reduz a dor muscular;

5. Previne doenças.

Você quer mais motivos para continuar a tomar café? Veja estes sete motivos:

café2

Antes de mais, é preciso salientar que o café não faz mal à saúde. São vários os estudos e investigações que reportam os benefícios desta tradicional bebida, contudo, e como acontece com qualquer outro alimento, é necessário ter cautela no consumo.

Mas existem boas razões para continuar – ou começar – a beber café. O jornal Metro dá a conhecer sete e promete fazer do seu próximo café um momento mais especial.

1. Melhora a vida sexual – segundo uma investigação divulgada este ano, os homens que bebem duas chávenas de café por dia são menos propensos a sofrer de problemas de disfunção sexual.

2. Ajuda a combater as consequências de uma noite mal dormida – embora pareça contraditório, um estudo da Universidade de Seul, na Coreia do Sul, diz que o cheiro a café quente pela manhã altera a atividade dos genes e das proteínas do cérebro e contorna os efeitos da privação do sono.

3. Faz bem ao fígado – as pessoas que bebem, pelo menos, um café por dia correm menos risco de sofrer de cirrose. Segundo o autor da investigação, Arthur L Klatsky, a probabilidade de padecer desta doença autoimune cai 20%.

4. Estimula a memória – o café consegue ainda reduzir os riscos de Alzheimer, contudo, para que tal aconteça (e se verifique a taxa de 65% de menos probabilidade) são necessárias três a cinco bicas, o que para algumas pessoas pode ser demasiado.

5. Melhora a performance física – os atletas que bebem café antes de treinar conseguem ter um melhor rendimento durante o exercício físico. Mo Farah é um exemplo: o atleta bebe café cerca de 20 minutos antes de cada corrida, lê-se no site citando um artigo do The Guardian.

6. Dá felicidade – o café, por si só, dá felicidade, principalmente se for adoçado. Contudo, com ou sem açúcar, esta bebida tem um forte cariz social, o que também impulsiona os sentimentos de felicidade.

7. É muito versátil – um café não tem que ser apenas uma bica ou um expresso duplo.

Notícias ao Minuto

 

.