Botão de alerta poderá ser acionado por aplicativo pelos funcionários das escolas

0

O Governo do Estado está implementando medidas de segurança em escolas para garantir a tranquilidade dos alunos e profissionais da Educação. O lema é “Tranquilidade nas escolas, mas com atenção total”, e uma das iniciativas é o “botão de alerta”, que permite que funcionários acionem a Central de Monitoramento por meio de um aplicativo em caso de emergência. O tempo de resposta para a chegada de equipes à unidade é de até 10 minutos.

Segundo o governador Eduardo Riedel, é importante utilizar a tecnologia e o serviço de inteligência de forma ampla para levar segurança aos estudantes e profissionais. O “botão do pânico” pode ser acionado pelo diretor, professor ou funcionários quando a situação foge do controle, e a Central de Monitoramento pode identificar a ocorrência antes mesmo de ser acionada pela escola.

O Centro de Monitoramento conta com 10 salas e 240 funcionários, que monitoram as escolas em quatro turnos. Em caso de incidentes, o tempo de resposta é de 5 a 10 minutos, com equipes de motos e veículos. Cada escola que dispõe do sistema tem de 2 a 8 câmeras, e haverá a inclusão de novas câmeras nas escolas, posicionadas na entrada das unidades, voltadas para o controle da circulação das pessoas na porta da escola.

O secretário de Educação, Hélio Daher, destaca que este acompanhamento em tempo real transmite segurança para as escolas da Rede Estadual e que qualquer intercorrência que a escola emite é imediatamente atendida pelos órgãos de segurança. A iniciativa visa levar tranquilidade e segurança para os alunos e profissionais da Educação.

.